segunda-feira, 31 de julho de 2017

A segunda do dia 31 - de julho, o
Teatro Rival Petrobras se transformará no
Cabaré dos Nossos Sonhos”.
Para a entrega dos premiados da
         4ª edição do Prêmio Afro     

O Teatro Rival Petrobras, na Cinelândia, será palco para a 4ª edição do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, em uma cerimônia inovadora, a partir 19h. A entrega dos prêmios terá um formato de um espetáculo – “Cabaré dos Nossos Sonhos”.
O espetáculo foi concebido pelo Diretor Artístico, roteirista e dramaturgo Elísio Lopes Jr., para trazer leveza a um protocolo muitas vezes cansativo e monótono.  A proposta é envolver os convidados por um cenário misterioso, mágico e ao mesmo tempo lúdico, onde cinco personagens de um cabaré cantam composições de Chico Buarque, Gilberto Gil, Wilson Simonal, Tony Tornado, entre outras, para encantar o público. Sem sombra de dúvida, será inesquecível.
Com toda graça e humor o elenco leva para um mundo entre a realidade e a ficção. Madame Rosê (cantora Rosa Marya Colin) abre as portas do seu “Cabaré dos Nossos Sonhos”, Lolô Angolana (atriz angolana Heloísa Jorge), Lili Tomba Tudo (Lellêzinha - vocalista do Dream Team do Passinho), Naná Baiana (atriz Ariane Souza) e Souvenir (ator Orlando Caldeira) receberam com toda pompa e circunstância.
Esta realização também é uma homenagem ao ator Antônio Pompeu(1953-2016) e será celebrada com a participação especial de Zezé Mota, sua amiga e companheira de cena.
A 4ª Edição do Prêmio Afro, recebeu ao todo 434 inscrições, sendo 179 no segmento de Artes Cênicas, 187 no segmento de música e 68 no segmento de Prêmio Especial - Preservação e Difusão do Patrimônio Cultural e Histórico.
Todas as regiões do Brasil acessaram o portal de inscrição do prêmio, sendo que o maior número foi do Sudeste, com quase 50%, seguido pelo Nordeste, com cerca de 20% do total recebido.
Os ganhadores passaram pelo crivo de um júri formado por nove especialistas, de várias partes do Brasil. Além do troféu, levarão para as suas regiões um prêmio em dinheiro, totalizando R$ 900 mil. Onde 11 projetos foram selecionados, oriundos de diversos locais, como Brasília, Minas, SP, Bahia, Pernambuco e outros. São eles:

Segmento de Música
·         Um corpo no mundo – SP
Dandara Produções Culturais e Audiovisuais Ltda – Me
·         Memórias Afro-Atlânticas: as gravações de Lorenzo Turner na Bahia (1940/1941)   - BA - Couraça Criações Culturais 
·         Rodas Griô com Mestra Martinha do Coco – DF
Instituto Rosa dos Ventos de Arte, Cultura e Cidadania
·         Orquestra Afro Brasileira - 75 anos – RJ
Singra Produção Comunicação e Marketing Ltda
·         O Berço do Batuque no RS: Mestre Borel - Toques e Cantos da Nação Oyó-Idjexá – RS - RBK ME 

Segmento de Artes Cênicas
·      Deixa-Me Ser Tambor – PA - Associação Cultural e Esportiva de Negros na Amazônia – Acena
·         Luz Negra - O Negro Em Estado De Representação – PE
O Poste Soluções Luminosas LTDA-ME
·         Liberdade Assistida – DF -Traço Cultural
·         Traga-Me A Cabeça De Lima Barreto – RJ
 Comuns Eventos e Projetos Culturais Ltda.
·         Macumba: Uma Gira Sobre Poder - PR
Transitória Produções Artísticas e Comunicação Ltda ME

Segmento Prêmio Especial
·         Memorial Pretos Novos – RJ
Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos
Através das mídias sociais conseguiram apurar o interesse do público em geral. O maior número de acessos foi do Brasil, seguido dos Estados Unidos, Portugal e Reino Unido. Em relação à idade e Gênero, 62% dos acessos são de mulheres, sendo que a faixa etária predominante foi a de 20 a 34 anos (20%). Dos 38% dos homens, a faixa etária predominante foi de 25 a 44 anos (20%). O Rio de Janeiro foi a cidade que mais demostrou interesse pelo Prêmio, seguido por São Paulo e depois Salvador. O menor número de acessos foi em Porto Velho (RO). Em relação às pessoas alcançadas, até 17 de julho de 2017, só no Brasil, 59.969 pessoas, mas, até países como Egito, Luxemburgo e Rússia aparecem na lista de acessos. Só no período de 19 de junho de 2017 a 16 de julho de 2017 tivemos o alcance de 58.602 pessoas, o que corresponde, aproximadamente, a 30% maior que o resultado obtido na terceira edição. 
Esses resultados demonstram a vitalidade de uma riqueza cultural tão arraigada em nosso dia a dia, que muitas vezes precisamos reavivar a memória popular, através de ações pontuais como é o Prêmio Afro, para mostrar que parte de nossas raízes históricas veio de outro continente e aportou aqui. Segundo Elisio Lopes
Essa experiência só reafirma a dimensão continental e negra desse país, onde precisamos dia a dia catar os cacos do racismo que persistem em furar nossos pés e tornar a nossa caminhada mais árdua. Mas o que fica claro a cada dia é que toda dor faz das nossas vitórias cada vez mais sagradas!”
O projeto é uma iniciativa do CADON – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves, Petrobras eFundação Cultural Palmares, cuja demanda surgiu no Fórum de Performance Negra (BA/2006), com o objetivo é atender as expressões artísticas de estética negra, seus artistas e produtores que defendem o valor da cultura negra nos palcos, nas ruas, nas galerias, nas telas de TV e do cinema, nos livros e no imaginário brasileiro.
O CADON - é uma entidade sem fins lucrativos, dirigida por Ruth Pinheiro, que há mais de 19 anos desenvolve projetos com foco na difusão da cultura afro-brasileira e eliminação da discriminação racial, o que a torna uma referência neste segmento. A parceria com a Fundação Cultural Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura, foi de fundamental importância para a concretização do projeto desde sua elaboração, em 2007.
A Petrobras se destaca pelo importante papel assumido no processo de valorização da arte africana no país. O projeto Prêmio Afro carrega o título de ser o primeiro edital voltado à cultura afro-brasileiro financiado por uma empresa estatal.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

 Exposição de Carros Tunados  no  Shopping Grande Rio


    O Shopping Grande Rio recebeu ontem a exposição de carros tunados do grupo Rio Classic Tuning. Fiquei encantada com os "carros" que na minha opinião mais parecem umas "naves espaciais", cada um mais lindo que o outro. Alguns rebaixados, outros com sistema de som de tirar o fôlego.

     O visitante Eduardo Barbosa, conta que estava impressionado com os carros, quero tirar fotos de todos. " Esse evento deveria acontecer mais vezes aqui no shopping".

       Não só os homens estavam impressionados com o carros as mamães que foram levar as crianças para um passeio de domingo, também aproveitaram para visitar a exposição. A dona de casa Vânia Gomes, conta que nunca tinha visto de perto carros tão bonitos. " Só vi carros assim pela televisão, estou encantada e meus filhos estão amando", diz Vânia.

Abaixo algumas fotos dos carros!!!

OBS: Eu não resisti e também tirei algumas fotinhas!
































   

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Livro infantil resgata a alegria das colônias de férias




Crianças brincando ao ar livre, contações de histórias, música ao som do violão e muitas travessuras. Esses são os elementos principais do novo livro infantil da escritora e poeta Alexandra Vieira de Almeida, com ilustrações da artista plástica Giselle Vieira. A obra “Xandrinha em: a fogueira de constelações" será lançada gratuitamente pelo site da personagem (http://xandrinhaeseusamigos.com.br/) e promete resgatar as tradicionais atividades das colônias de férias.

Segundo a autora, o título do livro é uma metáfora do que acontece nesses locais ao ar livre, onde todos podem admirar o céu estrelado. “Num mundo onde se ‘respira’ os computadores e os jogos eletrônicos, achei importante destacar a verdadeira beleza que se encontra na natureza, como, por exemplo, as estrelas e as árvores”.

A história começa com a personagem principal, Xandrinha, ansiosa para terminar a aula para poder ir viajar para a colônia de férias. Lá, ela conhece dois novos amigos, os irmãos gêmeos Dudu, que gosta de tocar violão, e Duda, que ama dançar. Na colônia também estará Beto, que aprontará todas.

Nesta colônia, à noitinha, Xandrinha cria um novo jogo em que todos vão ter que dizer o que mais gostam de fazer. Então, ela proclama o poema "Sol e lua". “A menina quer mostrar também seu dom que é a poesia, trocando figurinhas com os novos amigos e recitando suas poesias para eles”.

- O poema ‘Sol e Lua’ escrevi durante minha infância. Dessa forma aproveito para dar vida e realidade dentro da ficção. Outra poesia que está nesse livro como sendo de autoria da personagem é o ‘Circo da alegria’. Assim, misturo o inventivo, quando a Xandrinha cita o poema enquanto o Dudu toca o violão, com o real, o meu trabalho como poeta desde pequena - ressalta.

Incentivo para as crianças
Além de fornecer aos jovens leitores a aprendizagem por meio do lúdico e da imaginação, a escritora Alexandra destaca que suas obras também têm como objetivo resgatar as coisas boas da infância, como a pureza das brincadeiras saudáveis. “As crianças precisam viver mais o ‘mundo real’ e ficar menos prostradas diante da tv ou de computadores”.

- Para isso, os pais precisam ajudar os filhos a desenvolver melhor a criatividade. E isso só acontece por meio da leitura - conclui.


Ficha técnica:Título: “Xandrinha em: a fogueira de constelações". Volume 03
Autora: Alexandra Vieira de Almeida
Ilustrações de Giselle Vieira
Revisão gramatical: Rose Cléa Costa
Publicação: 2017
Formato: PDF
Preço: gratuito
Download gratuito pelo site www.xandrinhaeseusamigos.com.br  

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Shopping Grande Rio realiza Exposição de Carros Tunados
A ‘Kombousine’, um dos destaques da exposição, é uma fabricação do ano de 2002 reformada



O Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, promove no domingo, dia 23, uma Exposição de Carros Tunados do grupo Rio Classic Tuning.  Na oportunidade, também serão apresentados carros rebaixados e antigos. O evento tem entrada gratuita e acontecerá a partir das 15h, no estacionamento do Shopping.

 Durante a atração, o público poderá conferir de perto diversos automóveis que passaram por modificações, principalmente, em seus motores e som, para conquistarem mais potência e velocidade. O tuning, termo em inglês que significa otimizar, também prioriza a parte externa do carro ao dar um novo design às rodas, pneus e suspensão.  

Dentre os destaques, está a ‘Kombousine’, fabricada pela Volkswagen, no ano de 2002, o veículo foi transformado em uma mini-boate.  Nela, o público encontra globo de luz giratória, TV LCD 26 polegadas, e muita música, para fazer uma festa super animada, em meio a estrada, ao estilo retrô. Também serão expostos modelos como: Chevrolet Montana, Honda Civic, Corsa e outros.

 A proposta do evento é promover a união e o intercâmbio entre amantes de carros customizados, mostrando a beleza, originalidade e criatividade dos modelos apresentados.


Sobre a Rio Classic Tuning

A equipe foi criada em 19 de julho de 2009, no Rio de Janeiro, a partir de Wagner Carvalho, Paulo Roberto e Miguel Moreira, durante o Salão do Automóvel da cidade, e logo conquistou a adesão de mais pessoas. A inspiração para a criação da Rio Classic Tuning se deu partir do filme ‘Velozes e Furiosos’ e do programa ‘Over Rolling’, criado por Chip Foose, um renomado designer de carros.

A filosofia do grupo se baseia na união e no intercâmbio entre amantes de carros modificados que mostram beleza, originalidade e criatividade. Atualmente, conta com 12 integrantes, cujos carros se destacam nas categorias Tuning e DUB. Além do Rio de Janeiro, a equipe é reconhecida por seu trabalho em outros estados do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Ceará.

Serviço:
Shopping Grande Rio realiza Exposição de Carros Tunados
Data:  23 de julho de 2017 (domingo)
Horário: a partir das 15h
Local: Estacionamento
Entrada: Gratuita
Exposição SOROR, no Ateliê Oriente, apresenta o trabalho de jovens fotografas engajadas. Juliana Rocha e Silvana Andrade expõem imagens que celebram novos ares na fotografia contemporânea feminina


Silvana Andrade 

       Será inaugurada no sábado, dia 22 de julho, a exposição Soror das fotografas Juliana Rocha e Silvana Andrade. Sob a curadoria Simone Rodrigues, as artistas compartilham experimentações fotográficas que transbordam a caixapreta stricto sensu e imiscuem-se no campo expandido em que a fotografia já não é mais dissociável da apropriação de imagens e objetos, do vídeo, da performance e da instalação.

      “Vale observar que se trata de uma exposição de meninas “mal comportadas”. As duas jovens artistas exibem coragem ao ir sempre mais longe, de remexer relações interpessoais com sua poética. Não têm limite em nenhum aspecto, nem na técnica, nem na temática. Mas o que faz os trabalhos serem mais representativos de um certo misbehavior típico da boa arte, crítica e inquieta, é o conjunto das questões propostas, relacionadas à opressão contra as mulheres e da repressão de seus corpos.                Como “boas meninas más” encarnadas em corpos indisciplinados, as artistas trabalham pela desconstrução de alguns códigos sociais associados ao feminino, fazem pensar sobre suas representações culturais e simbólicas e usam a arte como agente de elaboração de possibilidades novas, alimentadas no seio do cada vez mais empoderado movimento feminista”, explica a curadora.
      A palavra “Soror” que em latim significa irmã, era, até bem pouco tempo, usada apenas como pronome de tratamento para as freiras, ou seja, as “irmãs” das ordens religiosas. Recentemente, entretanto, o neologismo “sororidade” bate recordes de citação nas redes mundiais e adentra pela primeira vez os dicionários designar a solidariedade entre mulheres. Uma palavra simples para se referir à cumplicidade diante da realidade complexa do universo feminino e as permanentes lutas contra as violências da sociedade patriarcal. Soror é uma espécie de palavra de ordem que as artistas gritam a plenos pulmões para anunciar novos significados na arena da arte contemporânea e seus vínculos viscerais com a existência.


Exposição
SOROR – Juliana Rocha e Silvana Andrade
Curadoria:  Simone Rodrigues
Segunda a sexta de 11 as 19h
Sábados com agendamento
Ateliê Oriente
R. do Rússel, 300/401 - Glória, Rio de Janeiro
Grátis
Livre para todos os públicos

Informações para a imprensa: Raquel Silva (raquelsilva@alternex.com.br)
( 21 2274-7924 
( 21 99965-3433

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Shopping Bay Market recebe show do cantor Pedro Victerri



Pedro

No sábado, 22 de julho, o Shopping Bay Market promove o show do cantor Pedro Victerri, a partir das 19h. O público de Niterói poderá conferir o melhor da MPB, com um show intimista na tradicional dobradinha “voz e violão”. O evento é gratuito e será realizado na Praça de Alimentação.

Nascido no Rio de Janeiro, Pedro Victerri iniciou sua trajetória musical em 1995, em uma banda cover dos ‘Mamomas Assassinas’. Em 2002, cantando MPB e Bossa Nova, recebeu um convite para ser vocalista de uma banda pop rock, e em 2003 se dedicou paralelamente a um projeto samba rock. No ano de 2009, cantou no "Bloco do Vigário", um bloco brasileiro com misturas de samba, frevo, funk, forró e baião, se apresentando para aproximadamente 600 mil pessoas.

SERVIÇO:
Shopping Bay Market recebe show do cantor Pedro Victerri
Data: 22 de julho
Horário: 19h
Local: Praça de alimentação, 3º piso
Entrada: Gratuita
O Shopping Bay Market fica na Av. Visconde do Rio Branco, 360 – Centro Niterói/RJ – Tel: (21) 2620-2330.
     

segunda-feira, 17 de julho de 2017

JULIETA VENEGAS – PARTE MIA TOUR
Dia 21 de Julho no Vivo Rio, com participação de Criolo

JulietaVenegas_/Foto_JosefinaUrondo

A cantora e compositora mexicana, Julieta Venegas, se apresenta no Vivo Rio no dia 21 de julho,  6af, com sua nova turnê, Parte Mía Tour 2017, com participação especial do cantor e compositor Criolo. O show também passa por Curitiba (19/07, Teatro Positivo),São Paulo (22/07, Tom Brasil, com participação de Criolo) e Porto Alegre (23/07, Auditório Araújo Vianna). 

A multi-instrumentista, uma das cantoras mais reconhecidas da América Latina, com mais de oito milhões de discos vendidos no mundo, possui uma estreita relação com o Brasil e já participou de álbuns de Lenine e Otto. O seu projeto Unplugged MTV, lançado em 2009, projetou a cantora no mercado brasileiro com musicas como “Ilusão”, em parceria com Marisa Monte.

Nascida em Tijuana, México, Julieta Venegas é atualmente uma das artistas e compositoras mais conhecidas em todo o continente latino-americano. Ganhadora de sete prêmios Grammy Latino, mais de oito milhões de discos vendidos no mundo, desde 2009 é embaixadora da Unicef no México.

Depois de estudar oito anos piano clássico até sua adolescência, Julieta começa a despontar como integrante do grupo de rock alternativo Tijuana No! para, ao completar 20 anos, ir morar no México DF. Ali, incentivada por seu companheiros músicos, grava seus dois primeiros álbuns produzidos pelo argentino Gustavo Santaolalla, conhecido também pelos multipremiados álbuns de artistas como Juanes, Café Tacvba, Bajofondo, dentre outros.

Já naquele momento é convidada para colaborar em diversos projetos, tais como o filme “Amores Perros”, dirigida por Alejandro González Iñáritu, para o qual compõe a faixa principal. No entanto, é no ano de 2003 com seu disco “Si” e posteriormente em 2006 com “Limón y Sal” que Julieta Venegas consegue consagrar-se como uma das maiores artistas da América Latina. Já são mais de oito milhões de discos vendidos, além de um prêmio Grammy, sete Latin Grammy e oito prêmios MTV.

Sua relação com o Brasil vem de longa data, com participações em álbuns de artistas como Lenine, Otto, dentre outros, mas foi com o seu projeto Unplugged MTV, lançado em 2009, que a projetou no mercado brasileiro com musicas como “Ilusão”, em parceria com Marisa Monte.

PARTE MÍA TOUR 2017
Parte Mía Tour 2017 é um novo desafio na carreira de Julieta Venegas. Pela primeira vez, realiza uma turnê acompanhada de Matías Saavedra e Sergio Silva, dois de seus grandes músicos.

Entre os três, todos multi-instrumentistas, os acordeões, guitarras, teclados e percussão, soam para os grandes êxitos de sempre de Julieta (Me Voy, Limón y Sal, Andar Conmigo, Ilusão…) junto com outras canções do seu repertório que adquirem agora um novo enfoque com a artista mais próxima do público, mais íntima, natural e mágica. Um encontro imperdível. “Para mim foi uma verdadeira experiência porque estou acostumada a um show com um grupo maior. Isto é incrível, é como voltar a essência das músicas e ao ponto de partida”, comenta a artista.

Julieta admite que devido ao formato do espetáculo, ela teve que voltar a aprender suas músicas ao igual que seus dois músicos. “Para mim tem sido muito inspirador, porque imagino o que pode ser feito e me dá vontade de escrever novas músicas. Fazem dois anos que não me dedico a escrever e agora sinto vontade de fazê-lo. É como voltar a flexibilizar o cérebro e desfrutar de outra maneira”, explica Julieta.

SERVIÇO:
Show: Julieta Venegas | Parte Mía Tour 2017 | participação CrioloData: 21/07/2017 – Sexta-feira
Local: Vivo Rio
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo, RJ 
Horário do evento: 22h 
Abertura dos portões: 20h
Classificação etária: 18 anos. Menores de 18 anos entram acompanhados dos pais/responsáveis.
INGRESSOS
Camarote A: R$300,00 (inteira) R$150,00 (meia)
Camarote B: R$240,00 (inteira) R$120,00 (meia)
Balcão: R$120,00 (inteira) R$60,00 (meia)
Frisa: R$160,00 (inteira) R$80,00 (meia)
Setor VIP: R$300,00 (inteira) R$150,00 (meia)
Setor 1: R$240,00 (inteira) R$120,00 (meia)
Setor 2: R$160,00 (inteira) R$80,00 (meia)
Setor 3: R$120,00 (inteira) R$60,00 (meia)

BILHETERIA OFICIAL – SEM COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA
Vivo Rio
Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
De segunda a sábado das 10h às 19h
Domingos e feriados das 10h às 18h
Venda e retirada de ingressos dos eventos do Vivo Rio.

PONTO DE VENDA – SUJEITO A COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA
FNAC - Barra Shopping
Av. das Américas, 4666 - Barra da Tijuca
Piso Lagoa - Loja B101-114
Segunda a sábado das 10h às 20h
Domingos das 13h às 19h
Feriados das 15h às 19h
Apenas venda de ingressos. Não realiza retirada.
MEIA-ENTRADA E INGRESSOS PROMOCIONAIS
Confira aqui as leis de meia-entrada, identificando quem tem direito ao benefício e os documentos comprobatórios.
25% de desconto sobre o valor da inteira para clientes Vivo Valoriza na compra de até 02 ingressos. Para comprovar seu cadastro no programa, basta enviar um SMS para o número 1058 com a palavra VALORIZA. Para clientes Vivo Fixo, Vivo Internet e Vivo TV, basta apresentar a última conta paga.

A Bossa Nova e o Jazz estão na pauta do quinto encontro do ciclo que o CCBB Rio de Janeiro apresent

Zeca Pagodinho faz show no Espaço Hall, na Barra da Tijuca                                                          Zeca_Ft_GutoCos...