Maratona especial no Rio
O Sesc Nacional apresenta, até o próximo dia 27, o 4º Festival Palco Giratório do Rio, no Espaço Cultural Escola Sesc, em Jacarepaguá. Dezenove grupos mostrarão 24 espetáculos, totalizando 60 horas de atrações, sempre com entrada franca. São companhias cariocas, de São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Brasília, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina. A programação é variada e indicada para todas as idades, oferecendo peças de teatro adulto, infantil, de bonecos e de rua, além de espetáculos de circo e dança.
Do Mato Grosso, a Cia. Teatro Mosaico traz a montagem da trágica Anjo Negro, de Nelson Rodrigues. De São Paulo, em fina sintonia com doses de humor anárquico, chega Este Lado para Cima, da Brava Companhia. Santa Catarina se faz presente com Roteiro Escrito com a Pena da Galhofa e a Tinta do Inconformismo, da Pausa Cia, comédia com textos de Machado de Assis e Fernando Kinas. Na parte de dança: o Rio de Janeiro comparece com a Laso Cia. de Dança no espetáculo O que nos Move e Cabeção de Nego; o Grupo Grial de Dança, de Pernambuco, apresenta Travessia, enquanto a montagem de teatro-dança infantil Vila Tarsila, da coreógrafa Miriam Druwe (Prêmio de melhor bailarina da APCA), inspirada na obra da pintora Tarsila do Amaral, traz a marca da Cia. Druw, sucesso de crítica e público em São Paulo.
A curadora do projeto Palco Giratório, produtora e programadora cultural dos projetos da Assessoria de Cultura da Escola SESC de Ensino Médio, Viviane da Soledade, diz que a escolha da programação é feita com critério rigoroso. "Temos representantes do SESC em diferentes cidades que, ao longo do ano, acompanham o que melhor esta sendo produzido em sua região. Depois, nos reunimos para montar o repertório do circuito", diz ela, que é responsável pela seleção carioca.
A equipe leva em consideração aspectos como a história de formação do grupo ou dos artistas, a repercussão e qualidade de seus espetáculos e o trabalho de pesquisa que realizam para o desenvolvimento das artes cênicas no País. "Também privilegiamos a diversidade de linguagens e as características regionais de cada grupo. Uma maneira de oferecer aos espectadores um panorama amplo do que esta sendo produzido no momento no Brasil", completa Viviane.
A curadora atribui o sucesso do festival ao fato de oferecer oficinas, mesas de debate e intercâmbio entre os grupos participantes e os grupos locais. "O projeto viabiliza aos artistas de cada estado e ao público a oportunidade de ter acesso a uma programação de artes cênicas com representatividade nacional."
Teatro da Escola Sesc
Avenida Ayrton Senna, nº 5.677 – Jacarepaguá
Das 9h às 19h
Entrada franca
www.teatroescolasesc.wordpress.com
Pogramação completa no site www.sesc.com.br/palcogiratorio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário