segunda-feira, 7 de maio de 2012

A quatro mãos na internet

 


   
NAIRA SALES
MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DO COMMERCIO
Sexta-feira e fim de semana, 4, 5 e 6 de maio de 2012


     Texto original e inédito, a peça Obsessão  foi totalmente, escrita nas páginas do  http://www.dramadiario.com/, site pioneiro, formado por sete dramaturgos. Lançado em maio de 2008, o site, hoje, conta com mais de 500 textos publicados, tornandose o maior acervo dramatúrgico inédito da web. Em 2011, a página foi reformulada com uma nova proposta: produzir dramaturgia em série. Ao invés de cenas curtas, com temas pré-definidos, os autores se lançaram ao desafio da continuidade.
     Desenvolveram sete histórias diferentes, publicando um capítulo por semana. Obsessão, de Carla Faour, estreia nesta sexta- feira com a direção de Henrique Tavares, tendo no elenco Ana Baird, Antonio Fragoso, Carla Faour, Celso Taddei e Daniel  Belmonte.  Carla Faour conta que houve uma troca de informações com os internautas. “Eles deixavam mensagens, sinalizavam se estavam gostando ou não dos capítulos, faziam comentários. compartilhavam frases, recortes de cenas. Tive leitores fiéis que acompanharam a história. Se, por acaso, eu atrasava a postagem dos capítulos, levava bronca, puxão de orelha. Foi muito estimulante. O autor de teatro escreve um texto e demora até conseguir encená-lo. Do papel ao palco é uma jornada. Já o retorno que tinha no site era imediato”, lembra a autora.
     O que serviu de inspiração para Carla foi um caso interessante na internet em 2010. Uma mulher, advogada, postou num site de relacionamentos o vídeo da surra que deu na melhor amiga. Ela descobriu que a tal “amiga da onça” tinha um caso há três anos com seu marido. O vídeo caiu na rede e em pouco tempo foi replicado como viral. Foi visto por milhões de pessoas, virou escândalo nacional, provocou debates calorosos. Amizade, traição, vingança.
     “Esse caso é um folhetim clássico. Uma história com elementos e personagens com os quais as pessoas se identificam ainda hoje. Lembro que na época eu me perguntava: como duas mulheres bonitas, bem sucedidas, amigas de longa data, chegam às vias de fato deixando o pivô da traição, no caso, o homem, numa posição bem confortável, assistindo as duas se digladiando publicamente? Estava claro que a traição da amiga doeu mais do que a do próprio marido. A vingança foi planejada contra a outra e não contra o homem. Foi pensando neste episódio que tive a ideia de escrever Obsessão”, diz a autora.

OBSESSÃO
Teatro Glaucio Gil
Praça Cardeal Arco Verde s/n° – Copacabana
Até 4 de junho
De sexta a segunda, às 21h
Ingressos: R$ 20


Nenhum comentário:

A Bossa Nova e o Jazz estão na pauta do quinto encontro do ciclo que o CCBB Rio de Janeiro apresent

Zeca Pagodinho faz show no Espaço Hall, na Barra da Tijuca                                                          Zeca_Ft_GutoCos...