quinta-feira, 12 de maio de 2016


Festival 


Realizado há 13 anos consecutivos em cidades históricas do Brasil, o MIMO, maior festival de música instrumental do país com programação inteiramente gratuita e que aposta tanto em nomes consagrados quanto nas novas tendências da música mundial, terá sua primeira edição na charmosa Amarante, na região do Porto, entre 15 e 17 de julho de 2016. Com conceito único, por lançar um novo olhar sobre o patrimônio histórico-cultural, tendo a arte como estímulo sensorial, o MIMO chega a Portugal com a mesma essência que encanta anualmente 130 mil espectadores no Brasil: concertos, exibição de filmes dedicados à cinematografia musical e uma expressiva etapa educativa.

Ron_Carter_photo_by_FortunaSung 

    Foi anunciado na terça-feira 10 no Museu Amadeo de Souza-Cardoso, na cidade de Amarante, Portugal, a internacionalização do MIMO Festival, que começa em 2016 nesta charmosa cidade na região do Porto.  O evento, fechado para a imprensa europeia, artistas, patrocinadores e autoridades, marcou o primeiro passo para a estreia internacional do festival, que há 13 anos consecutivos ocorre em cidades históricas do Brasil. Para Amarante, o MIMO levará mais de 33 concertos, filmes e encontros com artistas de referência internacional. Pat Metheny & Ron Carter, o brasileiro Tom Zé e o malinês Vieux Farka Touré são as primeiras atrações confirmadas de um lineup de luxo.
    Os patrimônios históricos que serão palco do MIMO em Amarante são as Igrejas  de  São Gonçalo e São Pedro, o Museu de Amadeo de Souza-Cardoso, o Parque Ribeirinho junto  ao  Rio  Tâmega,  o  Centro  Cultural  (antiga  cadeia),  a  Casa  da  Portela  e  a  Sala  Teixeira  Pascoaes. Todos receberão iluminação especial, umas das marcantes características cênicas do festival, valorizando a arquitetura e levando o público a uma experiência inesquecível.
    O MIMO Festival de Cinema selecionou para Amarante uma  mostra  especial  em  homenagem  aos  80  anos  do  artista  brasileiro  Tom  Zé. Ainda serão exibidos os melhores filmes apresentados nos últimos anos do festival no Brasil; e uma terceira mostra que reúne produções inéditas de diversas partes do mundo. Amarante viverá também a Chuva de Poesia, com milhares  de  versos  de  poemas  impressos  em  pedaços  de  papéis  coloridos a serem lançados do alto das torres de igrejas, numa homenagem a grandes  nomes da poesia portuguesa. Na etapa educativa do festival, haverá workshops, máster classes e palestras com os headlines da programação.
    Amarante, na Região Norte, reúne o Portugal histórico e o contemporâneo. A primeira edição do MIMO em território estrangeiro tem por objetivo construir, assim, este evento democrático, de acesso a toda a população, de forma contínua, a fim de que se torne uma marca para a cidade, que se destaca pelo turismo cultural.
   O MIMO Festival em Portugal tem como promotores a Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), a Comunidade Intermunicipal da Tâmega e Sousa (CIM) e a Câmara Municipal de Amarante, com a com participação financeira do Portugal 2020. A Fundação Millennium BCP é mecenas do Serviço Educativo.
   “Portugal está intrinsecamente ligado ao MIMO Festival, a partir da realização de concertos e
outras atividades em espaços marcados pela colonização portuguesa. A cultura luso-brasileira faz parte do conceito estético do MIMO desde a sua criação. Por isso, quando pensamos em internacionalizar o festival, Portugal foi o primeiro país para onde quisemos ir. A ideia surgiu em 2013 e começou a ganhar forma há um ano e meio com o apoio de nossos parceiros e sócios”, comenta Lu Araújo, criadora e diretora-geral do MIMO.
   Também Melchior Moreira, presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, comenta: "Apoiamos desde o primeiro momento, este festival único. Entendo e defendo que os eventos são um dos produtos turísticos potenciadores de crescimento econômico e de notoriedade de uma região. Os números que temos associados aos grandes eventos que o Porto e o Norte têm recebido são exemplo disso mesmo. Temos tido aumento crescente da estadia média, o que representa um retorno a todos os níveis para o destino." 

                          Tom_Zé_by_AndreConti

Programação Brasil

    No dia 1 de junho, os realizadores do MIMO (Lu Araújo Produções e a Musickeria Corp) farão um evento no Rio de Janeiro, onde serão apresentadas as datas do festival nas cidades deParatyRio de Janeiro e Olinda e, ainda, as do Circuito MIMO Ouro Preto e Tiradentes, além dos primeiros artistas confirmados para o Brasil, em 2016. A festa acontecerá no espaço FM Hall, no Shopping Bossa Nova Hall, no centro do Rio.
 
     O MIMO Festival também tem novos patrocínios. Em 2016, além do Bradesco, que apresenta o festival há quatro anos, contará com a empresa de meios eletrônicos de pagamentos CIELO(líder do setor em toda a América). Outro motivo de comemoração é que o BNDES, mais antigo parceiro do MIMO Festival, completa 10 anos consecutivos de patrocínio.

Nenhum comentário:

A Bossa Nova e o Jazz estão na pauta do quinto encontro do ciclo que o CCBB Rio de Janeiro apresent

Zeca Pagodinho faz show no Espaço Hall, na Barra da Tijuca                                                          Zeca_Ft_GutoCos...