terça-feira, 8 de maio de 2012

Bohemia inaugura centro cervejeiro em Petrópolis

                                               Foto: Bianca Fonseca

NAIRA SALES (TEXTO) BIANCA FONSECA (FOTOS)

Um brinde à marca Bohemia, da Ambev, que na sexta-feira, 04 de maio, inaugurou seu museu em Petrópolis (que tive o prazer de conhecer). Foram horas de um passeio que ficará em minha memória por muito tempo. Fundada em 1853, a Bohemia foi a primeira fábrica de cerveja brasileira e, hoje, após 159 anos retoma suas atividades com o Museu da Cerveja, um complexo que mostra desde a origem das primeiras cervejas, até os dias atuais. 


O início da visitação surpreende. Ao chegar ao museu, o visitante recebe uma pulseira com um código de barras que o conecta às redes sociais. Depois, em seus mais de 20 ambientes, o centro cervejeiro exibe de forma interativa a história da bebida e da própria marca. Além de contar sobre as diversas fases do processo de fabricação, o Museu da Bohemia mostra o papel de cada ingrediente, a ligação da cerveja com a gastronomia, com a cultura e com o comportamento, sem se esquecer do consumo responsável.
A experiência transporta o visitante ainda para uma produção in loco da Bohemia e suas variantes Weiss, Escura, Confraria e Pilsen, reforçando o turismo da região.



Na segunda parte conhecemos a história da cervejaria Bohemia desde sua fundação. Seus nomes, rótulos, a história de seus fundadores. E na terceira parte, aprendemos sobre os ingredientes, equipamentos e processos usados para a fabricação deste famoso ouro líquido que é a cerveja, e é claro que não podia ficar de fora uma bela degustação.






O prefeito de Petrópolis Paulo Mustrangi esteve presente na visita e disse que é com muita alegria e satisfação que inaugura o museu,  resultado do trabalho em conjunto da prefeitura com a AMBEV. "Este é um momento histórico para a cidade de Petrópolis. Esta fábrica faz parte da nossa história pois além de ser a primeira cervejaria do país, foi fundada pelos colonos, o que faz deste local um espaço para nossa cultura e nossa tradição. Isso nos enche de orgulho", declarou Mustrangi. 

No final, o visitante vai à um salão totalmente interativo, onde é possível participar de jogos, tirar fotos em diversos cenários virtuais. E eu, claro, não fiquei de fora.


A visita ao Museu é uma verdadeira viagem no tempo! Nela, aprendemos muito sobre a história da cerveja desde 6.000 anos atrás.








Serviço – Cervejaria Bohemia

Endereço: Rua Alfredo Pachá, 166 – Centro Histórico – Petrópolis – RJ 

Agendamento de visitas:  bohemia.com.br/cervejaria 

Funcionamento: de quarta a sexta das 11 às 18 horas - sábados, domingos e feriados das 11 às 20 horas

Preços: R$ 39,00 inteira (meia entrada para estudantes e idosos petropolitanos = R$ 15,00)

Nenhum comentário:

A Bossa Nova e o Jazz estão na pauta do quinto encontro do ciclo que o CCBB Rio de Janeiro apresent

Zeca Pagodinho faz show no Espaço Hall, na Barra da Tijuca                                                          Zeca_Ft_GutoCos...