quinta-feira, 10 de maio de 2012

Guinga e Teresa Cristina participam de encontro no Centro Cultual Banco do Brasil RJ Samba é tema do segundo debate do projeto Sarau Ideias - da Semana de 22 ao Mangue Beat

 

Na foto Guinga


    No início do século 20 o samba, assim como o candomblé, ainda era estigmatizado pelas elites do Brasil pós-escravocrata. Para falar sobre esse gênero musical, inicialmente discriminado e até criminalizado, que acabou por se transformar em uma de nossas maiores manifestações culturais, o CCBB reúne, no dia 22 de maio, a partir das 18h30, o instrumentista e compositor Guinga e a cantora Teresa Cristina, no debate “Desde que o Samba É Samba”, do ciclo Sarau de Ideias – Da Semana de 22 ao Mangue Beat.
    O público poderá participar fazendo perguntas aos debatedores ou mesmo apresentando músicas ou poesias relacionadas ao tema. A mediação do encontro é do músico Charles Gavin. O debate Desde que o Samba É Samba terá duração de duas horas e as senhas para o evento podem ser retiradas com uma hora de antecedência, na bilheteria.

O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro,
Telefone.: (21) 3808-2020. Outras informações podem ser obtidas no site WWW.bb.com.br/cultura

PROGRAMAÇÃO DO CICLO

19 JUNHO
CONCRETISMO: VERBO, VOZ, VISÃO
Unindo verbo, voz e visão, a poesia concreta foi uma das principais realizações do Concretismo no país e, desde que surgiu por aqui, nos anos 1950, teve apaixonados seguidores e ferrenhos detratores. Qual o legado da arte concreta  e por que ela ainda é capaz de gerar polêmica?
Cid Campos e José Roberto Aguilar

17 JULHO
TROPICÁLIA E CONTRACULTURA
Foi na voz e atitudes de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Torquato Neto, Capinan, Jards Macalé que o Brasil entrou definitivamente na libertária cultura jovem dos anos 1960\70. O que a experiência tropicalista, com sua ousadia e desbunde, deve à Contracultura?
Capinan e Jards Macalé

21 AGOSTO
JAZZ BOSSA NOVA
A década de 1950 foi embalada pelo swing do Jazz, tanto nos EUA e Europa, quanto na América Latina. Qual a influência que os estilos jazzísticos, principalmente o Cool Jazz,  exerceram sobre a Bossa Nova? Qual a nossa imagem de futuro nesses anos dourados e como a música expressava esse ideal?
Miúcha e Nelson Pereira dos Santos

18 SETEMBRO
POESIA MARGINAL
Nos anos 1970, em plena ditadura militar, a Poesia Marginal crescia, solta e rebelde, à margem do incipiente mercado editorial brasileiro. Como os poetas da (mal)dita Geração Mimeógrafo produziam e distribuíam sua poesia? Qual a contribuição desses poetas para a poesia brasileira contemporânea?
Antonio Cícero e Chacal

23 OUTUBRO
A CULTURA HIP-HOP
Foi na década de 1980, em São Paulo, no embalo da Break Dance, que a cultura Hip-Hop ensaiou seus primeiros passos em solo brasileiro. Como o Hip-Hop e o Rap estão ajudando a incluir os jovens nas periferias dos grandes centros urbanos?
Ellen Oléria e Thaíde

13 NOVEMBRO
MANGUE BEAT
Articulando centro e periferia, popular e cultura pop, ritmos locais e rock-and-roll, o Mangue Beat foi uma das principais manifestações artísticas dos anos 1990. Qual a importância desse movimento para a nova MPB?
Moraes Moreira e Otto

PARA ROTEIRO
Evento: Sarau de Idéias – Da Semana de 22 ao Mangue Beat
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Idealização/Curadoria: Beatriz Carolina Gonçalves

Debate: Desde que o Samba É Samba
Data: 22.05.2012 – Terça-feira
Horário: 18h30
Debatedores: Guinga e Teresa Cristina
Mediação: Charles GavinClassificação indicativa: 12 anos
ENTRADA FRANCA - mediante retirada de senha, distribuída com uma hora de antecedência.


Nenhum comentário:

A Bossa Nova e o Jazz estão na pauta do quinto encontro do ciclo que o CCBB Rio de Janeiro apresent

Zeca Pagodinho faz show no Espaço Hall, na Barra da Tijuca                                                          Zeca_Ft_GutoCos...